Vídeo: Canva
Com as temperaturas elevadas do verão brasileiro, o uso do ar-condicionado se torna quase indispensável. No entanto, o conforto térmico pode vir acompanhado de um susto na conta de luz
Realize manutenções e limpezas preventivas regularmente no ar-condicionado para manter o bom desempenho, aumentar a vida útil do aparelho e reduzir o consumo de energia elétrica.
– Split Inverter: Econômico, silencioso e eficiente. Embora seja mais caro, compensa a longo prazo. – Portátil: Prático, mas pouco eficiente. Por isso, não é indicado para quem busca economia. – Janela: Fácil de instalar e mais barato, porém menos eficiente em consumo.
Canva
Daikin RHP09S5VL (quente/frio) 9.000 263 kWh/ano Fujitsu AOBG09KMCA (quente/frio) 9.000 265 kWh/ano Samsung AR09CVFAAWKNAZ (frio) 9.000 273 kWh/ano
Canva
Antes de tudo, é importante entender que a temperatura ideal do ar-condicionado faz toda a diferença no consumo de energia. O ideal é manter o termostato entre 23°C e 25°C. Isso porque cada grau abaixo de 24°C pode aumentar o consumo em até 8%.
Canva